Durma bem e mantenha a sua memória saudável

Jovens e adultos estão sofrendo cada vez mais com lapsos de memória. Porém, os motivos dos esquecimentos são diferentes. Um é o desgaste natural devido ao envelhecimento e o outro é o acúmulo de tarefas e o excesso de informações para conciliar e administrar.

Para estar renovado e pronto para um novo dia, a American Academy of Sleep Medicine (AASM) recomenda que se durma de 7 a 8 horas por noite. Ao encurtar esse tempo por conta dos compromissos, o nosso organismo começa a trabalhar no modo “sobrecarregado”, pois está realizando um esforço mental e físico sem o intervalo de recuperação adequado.

 

DICAS PARA MANTER A MEMÓRIA SAUDÁVEL:

• É necessário mais tempo para diversão

Mantenha uma vida social ativa, vá ao cinema, veja os amigos, dê muitas risadas – tudo isso estimula a formação de lembranças saudáveis, que, por sua vez, colocam a memória para funcionar.

• Movimente-se! Tire o corpo da inércia

Faça algum tipo de exercício: ginástica, musculação, lutas, corrida e caminhada ao ar livre, ande de bicicleta. O importante é manter-se em movimento. Já está comprovado que a atividade física melhora a qualidade do sono.

• Tenha uma alimentação equilibrada

A falta de vitamina B12 causa falhas na memória. Por isso, inclua no cardápio carnes como fígado de boi e coração de galinha, peixes gordos como salmão e truta, mariscos, queijos e ovos.

• Seja bom de cama!

Tente dormir ininterruptamente de 7 a 8 horas por noite. Insônia, apneia do sono, bruxismo atrapalham o descanso do organismo. Sem repouso, o cérebro não recarrega as energias necessárias para que os neurônios relacionados à memória trabalhem com eficiência máxima no dia seguinte.

• Domine o maior Ladrão de Sono da humanidade

Coloque seu smartphone para trabalhar para você. Crie o hábito de alimentá-lo com seus compromissos, lembretes, horários ao longo do dia e evite usá-lo de forma contínua na cama ou próximo a hora de dormir.

 

 

Dr. Fausto Ito
ITO Clínica Odontologia

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *